quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Comissão de saúde da Alerj se reúne para discutir os problemas enfrentados pelos moradores de Santa Cruz.

Os impactos e riscos à saúde humana, ao meio ambiente e à atividade pesqueira na Baía de Sepetiba provocados pela implantação da ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) na Zona Oeste do Rio, foram debatidos em uma audiência pública nesta quarta-feira 31,na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) . A sessão – contou com a presença da associação de moradores e pescadores de Santa Cruz e de um representante da secretaria de saúde, Ciro Addad que é coordenador da Saúde do trabalhador, e que por estar a frente do cargo há cerca de quatro meses não soube responder as perguntas que foram feitas pela comissão e pelos moradores de Santa Cruz.

A comissão especial da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) que esta investigando os problemas causados pela Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio vai apurar possíveis irregularidades e imprevidências do Governo do Estado e do Instituto Estadual de Ambiente - INEA - no processo de concessão de licenciamento ambiental referente à implantação da siderúrgica na região.
“Eu fico impressionada de quantos exemplos negativos existem de Projetos semelhantes ao que pretendem trazer para o nosso município, com o aval dos governos, de alguns privilegiados e do povo que ignora as verdadeiras consequências e são a favor porque são e pronto.” Diz a moradora Maria do Socorro.
Sete pessoas foram atendidas no ambulatório da Fiocruz, dentre eles uma criança. Todos apresentaram um quadro respiratório que se agravaram com a exposição ao pó liberado pela siderúrgica a partir de agosto do ano passado. Doenças como sinusite, falta de ar, asma e alergia são algumas doenças registradas no laudo, que também alerta para o surgimento de casos de câncer a médio e longo prazos.

A comissão tem o objetivo de melhorar o ar de Santa Cruz que vem sofrendo com a poluição causada pelo pó de ferro que sai da CSA. a saúde dos moradores da área está sendo prejudicada. Segundo moradores quando a CSA se instalou em Santa Cruz alegou que geraria empregos, mas até agora só está causando transtornos à população
.
Fazem parte da comissão a deputada Lucinha (PSDB),deputada Janira Rocha (Psol) como relatora, os deputados Paulo Ramos (PDT), André Lazaroni (PMDB) e Zaqueu Teixeira (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário